AS

MOSTRAS

De 23 de novembro a 3 de dezembro de 2020, o Arquivo Nacional promove a 6ª edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, em formato virtual, com o tema “Memórias do tempo presente – registros da pandemia”.

MOSTRA COMPETITIVA

Nesta edição, recebemos a inscrição de 80 filmes. Destes, 26 foram pré-selecionados para a mostra e concorrerão entre si por voto popular e pelo juri oficial. Além de produções brasileiras, a sessão conta com obras de Portugal, Itália, México e Alemanha.

MOSTRA LANTERNA MÁGICA

Exibição dos filmes realizados pelos alunos da Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica. Os curtas concorrerão entre si por voto popular e pelo juri oficial.

MOSTRA ACERVOS: Sessão ABPA

A Mostra Acervo exibe uma seleção de filmes representativos dos principais arquivos brasileiros e internacionais. Nesta edição, apresentamos filmes organizados pela Associação Brasileira de Preservação do Audiovisual - ABPA com materiais recentemente digitalizados ou restaurados.

MOSTRA ARQUIVO FAZ ESCOLA

O Arquivo faz Escola é uma mostra tradicionalmente dirigida ao público do ensino fundamental, médio e jovens aprendizes, conjugando a exibição de um documentário com um bate-papo conduzido por um ou mais professores convidados.

MOSTRA ARQUIVOS DO AMANHÃ

A Mostra Arquivos do Amanhã conta com filmes produzidos por crianças, adolescentes e jovens que documentem eventos, fatos, lugares, costumes ou tradições significativas de seu tempo e sirvam como memória audiovisual para os arquivos do futuro.

CURTA O FESTIVAL SEM NENHUMA PREOCUPAÇÃO